Detalhes importam

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." Gênesis 1:11,12

Uma folha, por mais simples que pareça, na realidade é muito complexa. Se você reparar, toda a criação segue basicamente esse mesmo princípio.

folha-verde


Muitas vezes, detalhes aparentemente insignificantes têm um motivo de existência, não estão ali por acaso.

Na vida cotidiana, muitas vezes acabamos ignorando os detalhes, nos esquecendo de sua importância.

Muitas vezes a falta de atenção e cuidado aos detalhes acaba resultando em desleixo: um objeto fora de lugar, um azulejo que caiu e não foi substituído, um armário que necessita de organização, compras por impulso... 

Já reparou que situações como essas parecem atrair outras situações semelhantes?

E quando o círculo vicioso da decadência se instala, é muito difícil sair dele, pois o hábito adquirido sempre falará mais alto na mente a menos que seja substituído por outro.

Um exercício


Por isso, hoje eu gostaria de propor um exercício: verifique os detalhe que deixou passar e que acabaram trazendo resultados desagradáveis e negativos para a sua vida. 

Na medida do possível, procure revertê-los.

Com o tempo, acabamos aprendendo que muitos detalhes que acreditávamos não ter importância eram na realidade fundamentais para o nosso próprio bem-estar.


Crédito das imagens: FreePhotosART - Pixabay

Comentários

  1. Boa tarde
    Como é importante observar os detalhes. Ótima reflexão. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Os pormenores são muito importantes mesmo. Quantas vezes, passamos por eles e nem notamos. Acho que a vida tem muito mais interesse com coisas simples, mas tão importantes.
    Não uso a palavra detalhe, porque ela vem do francês détail.

    Quanto à passagem bíblica, aqui publicada, pergunto se deus, que tudo criou, dizem, não sabia que era bom, antecipadamente? Ele tudo sabe, então?

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CÉU,

      "a vida tem muito mais interesse com coisas simples"
      Exatamente.

      Em relação à sua pergunta, Deus sabe tudo, pois é onisciente, onipotente e onipresente. Se a sua dúvida for em relação ao mal, a liberdade de escolha que deu aos seres humanos foi um risco que Ele correu para que pudéssemos optar pelo que é de nossa preferência. Infelizmente, muitas vezes escolhemos mal...

      Boa semana,

      Excluir

Postar um comentário