Assumindo a própria responsabilidade

Disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? 

Eu é que pequei, eu é que fiz muito mal; porém estas ovelhas que fizeram? 

Ah! Senhor, meu Deus, seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai e não para castigo do teu povo.

1 Crônicas 21:17


Ninguém gosta de errar, mas essa é uma característica presente na natureza humana.


Porém, pior do que errar, é não assumir o erro, tentar justificá-lo, colocar a culpa em outra pessoa ou fazer-se de vítima.


E considerando o grande poder que nossos hábitos têm sobre nossa própria vida, imagine quão desastrosas podem ser as consequências da negação dos próprios erros durante, 20, 30 anos. 


Ao mesmo tempo em que os erros fazem parte da vida, a autorresponsabilidade também pode fazer.


placa-com-o-texto-em-ingles-faca-esse-mundo-melhor

Se quebrou, conserte.


Se sujou, limpe.


Se foi rude, peça desculpas.


Não tente justificar-se, pois justificativas têm pouco valor quando comparadas a responsabilidade de assumir os próprios erros sempre que necessário.


Que assim como Davi, cada um de nós tenha coragem de dizer: "Eu é que pequei. Eu é que fiz muito mal". Sem tentar jogar a responsabilidade para outras pessoas.



Créditos da imagem: Alexas_Fotos - Pixabay 




Comentários

  1. Bom dia, Rosana
    Feliz Ano Novo, Deus continue te abençoando. Ótima postagem, você escreve muito bem, aprendo muito aqui no seu cantinho. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva,

      Agradeço por seu comentário. Bom saber que meus posts são úteis à você. :)

      Desculpe a demora em responder. Que 2021 seja um ano bom para todos nós.

      Boa semana!

      Excluir
  2. Gostei de conhecer seu blog, quantas verdades contem sua mensagem.
    Abençoados sejam seus dias.
    Bom domingo.
    Graça e Paz.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diná,

      Bom saber que gostou do meu blog!

      Desculpe a demora em responder seu comentário.

      Que 2021 seja um ano bom para todos nós.

      Boa semana!

      Excluir

Postar um comentário