Sabedoria x riquezas
Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro!
E quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!
Provérbios 16:16
Quem não gostaria de ser rico?
Ter uma vida próspera, sem privações financeiras é o ideal de vida da maior parte da humanidade.
Mas de que adianta uma vida de riquezas sem sabedoria e prudência?
Apesar da neutralidade do dinheiro, muitas vezes ele é utilizado para fins que não são bons, como compras excessivas, ostentação, uso de substâncias ilícitas, etc.
O dinheiro utilizado com sabedoria e prudência pode proporcionar transformações significativas e duradouras na vida de muitas pessoas.
No lar, pode pagar as mensalidades das melhores escolas e comprar os melhores tratamentos médicos.
Na sociedade, pode beneficiar estudantes ao financiar a formação escolar através de bolsas.
No âmbito governamental, o uso sábio do dinheiro pode proporcionar melhores retornos à população dos impostos pagos. E também, políticas públicas para o sustentável desenvolvimento da sociedade.
Infelizmente é fácil constatar que o uso insensato do dinheiro faz parte de muitas sociedades.
Porém, não precisamos seguir por esse caminho.
Sabedoria e prudência
A sabedoria pode te ajudar a entender o que é realmente importante para você.
A entender que há muita coisa errada no mundo à sua volta.
A prudência pode te ajudar a ficar longe de hábitos que, apesar de legais, são prejudiciais à saúde física, mental ou espiritual.
Com sabedoria, você não demorará a perceber que não precisa de tanto quanto sempre imaginou para ter uma vida com significado e alegria.
Com a prudência, você logo percebe que não precisa de entretenimentos estressantes e repletos de adrenalina para sentir-se bem.
A sabedoria pode te levar a perceber que as coisas simples da vida são as que mais momentos de felicidade proporcionam.
A sabedoria te ensina a ver que não são necessárias grandes e mirabolantes experiências para você sentir a vida pulsar dentro de si mesmo.
A sabedoria te ensina que você pode ter esse sentimento a qualquer momento com atividades simples, como acompanhar o voo de um pássaro, o cair da chuva, o desabrochar de uma flor, o sorriso de uma criança.
Você pode sentir o pulsar da vida dentro de si através de sua própria respiração.
O milagre da vida está dentro de você
Um milagre que todo o ouro e toda a prata do mundo não podem comprar.
Aprecie o dia de hoje e pense sobre isso.
Agradeça à Deus por mais um dia.
Viva com prudencia.
Viva com sabedoria.
Créditos da imagem: Ben Scherjon por Pixabay
Saúde, paz e sabedoria são o combo para uma vida de qualidade e principalmente a sabedoria para uma existência de qualidade em outros planos depois da vida terrena para quem acredita.
ResponderExcluirEntendendo que a sabedoria é diferente de conhecimento, formação escolar ou mesmo inteligência.
Sabedoria é o conjunto de habilidades para lidar com a vida no seu sentido mais amplo e nisso está incluso a relação com o dinheiro.
Mas pode-se colocar nesse hall, a preservação e/ou melhora da saúde física e mental, relacionamentos com outras pessoas, vida profissional, escolha de profissões, aliás escolhas em geral, sua interpretação de tudo que chega a você...
Entendento o dinheiro como um instrumento de poder, a sabedoria como você citou norteará o uso desse bem, se de forma construtiva ou não. Assim como outras formas de poder que possamos vir a ter como: cargos, influência sobre outras pessoas ou mesmo beleza.
Beleza (pouca gente comenta) também é úm tipo de poder, pois abre portas e cria possibilidades, ale´m de atrair outras pessoas. A nossa relação com a beleza também deve ser sábia, tanto na valorização da beleza externa, quanto na relação com a nossa própria beleza física (caso sejamos considerados bonitos).
Anônimo,
ExcluirAgradeço por seu comentário, agregou muito valor ao tema. :)
Gostei do combo saúde, paz e sabedoria. Com eles, a vida se torna realmente vida e não apenas uma mera existência ou uma mera corrida atrás de dinheiro e consumo.
Um bom final de semana!