Felicidade


Provem e vejam como o senhor é bom. Como é feliz o homem que nEle se refugia.

Salmos 34:8

 

Na sociedade atual, há uma ilusão na qual todos nós já caímos pelo menos uma vez: que a compra de um determinado bem traria felicidade à nossa vida.

De certa forma, e por um certo período de tempo, a felicidade e a alegria realmente estavam presentes, pois o cérebro gosta muito de novidades e à elas responde com a produção de hormônios que nos trazem bem-estar.

E você se ilude ao pensar que daquela vez será diferente, pois, afinal de contas, aquele produto é muito superior, custou tão caro ou você demorou tanto para conseguir comprar... E assim, você raciocina que, com todos esses fatores, juntos, é até impossível a felicidade não acompanhar a compra durante um longo tempo.


Quanto engano!

Pouco tempo depois, a novidade acaba, o cérebro volta ao estado normal da rotina – que nem sempre é agradável e quase nunca como você gostaria que fosse. E nesse contexto e aos poucos, a felicidade foi embora.

E você nem percebeu.

Então, muitas vezes até sem perceber, você começa a procurar outros produtos em busca da felicidade. Uma felicidade utópica que eles não são capazes de proporcionar.

 

bonecos de pelúcia sorrindo

A felicidade de Deus é diferente

Do versículo inicial, eu gostaria de destacar duas palavras: bom e refugia.

Deus é bom. Isso é um fato. Não é uma ilusão, uma mera expectativa ou uma utopia. É um fato.

Deus é refúgio.

Refúgio lembra segurança, tranquilidade e paz – nessa sequência. Essas três qualidades, por sua vez, remetem ao bem-estar.

E quando se sente bem, você não se sente ao menos um pouquinho feliz?

Talvez você encontre a felicidade ao admirar a bondade de Deus em Suas próprias obras na natureza.

Talvez você encontre a felicidade nas coisas simples da vida, como um sorriso sincero, uma palavra gentil ou um encontro entre amigos.

Talvez você encontre a felicidade ao ter plena consciência de que Deus está com você e te protegendo a todo momento. E talvez, esse seja o lado menos procurado da felicidade.

Mas apesar de ser o lado menos procurado da felicidade, talvez seja o mais importante, pois não é possível alcançar a felicidade sem a presença da tranquilidade e da paz proporcionadas por Deus.

Essa felicidade pode ser alcançada pela consciência de Sua presença em sua própria vida.

Você já havia pensado nisso?


Créditos as imagens: Pixabay


Comentários

  1. Bom dia, Rosana
    Linda postagem, o versículo é edificante, a felicidade que Deus oferece é completa, é alegria fluindo dentro de nós. Obrigada pelas felicitações no meu blog, gostei muito, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva,

      A felicidade que vem de Deus é mesmo incomparável em relação a desbotada e passageira felicidade ocasionada pelas ilusões humanas.

      Boa semana!

      Excluir
  2. boa tarde
    gostei da leitura.
    o versículo é muito verdadeiro.
    boa semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá. Uma postagem bem edificante . Com Deus a felicidade é completa , mas muitas vezes esse mundo de ilusões nos rouba de Deus.É preciso estar atentos a tesouros no céu. Abraços . Tenha uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edite,

      Você disse tudo: precisamos estar muito atentos, pois as ilusões do mundo estão o tempo todo tentando desviar nossos pensamentos, sentimentos e ações do que realmente importa.

      Boa semana!

      Excluir

Postar um comentário