Qual é a sua escolha?

Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há um ainda, pelo qual se pode consultar o Senhor, porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim.

1 Reis 22:8


Ouvir a verdade nem sempre é agradável.

Muito pelo contrário, pode ser algo muito difícil e dolorido, mas necessário e importante.

Nem sempre a verdade desconfortável chega até nós através de outras pessoas, mas de nossa própria consciência. 

E quando ocorre dessa forma, geralmente tentamos desviar a atenção para outro pensamento, para qualquer atividade que cale a voz interior. 

Assim, as oportunidades de aprendizado e de correções de rota vão sendo engavetadas em algum canto da mente para nunca mais serem utilizadas. Mas será que agir desse jeito realmente vale a pena?

Não é melhor ter consciência do que precisa ser modificado, de quais pontos da personalidade necessitam de atenção e ajustes do que passar a vida na ilusão e na negação de quer está tudo bem quando na realidade há muitas verdades incômodas?

Seja através da própria consciência ou através de outras pessoas, não é melhor ouvir uma verdade dolorida do que enganar-se com mentiras servidas em bandejas de ouro?

Qual é a sua escolha?


fila-para-ver-o-filme-mentiras-reconfortantes-e-ninguem-na-fila-para-ver-o-filme-verdades-incomodas


Créditos da imagem: Pinterest




Comentários

  1. O que fazer com a verdade?
    Tem muita gente que sabe as verdades de suas vidas, reconhece-as, sabe de seus erros, limites e necessidades.
    Mas esse passo, embora fundamental é "apenas" o primeiro passo. O que fazer depois de ter essa consciência e que é o X da questão.
    O mais sábio e correto a fazer é buscar sempre a solução dos problemas, nos auto corrigir, mudar quando necessário, desisitir quando necessário ou insistir quando necessário.
    Mas nem todos tem maturidade, disposição ou mesmo coragem. Outros tantos simplesmente não sabem o que fazer, não vislumbram novas possibilidades, soluções ou simplesmente desisitiram de alguns aspectos da vida, ou praticamente desistiram da sí mesmo e da vida como um todo, mesmo que isso não signifique um suicídio e sim uma resigniação.

    E isso pode ocorrer em algum ambito da vida, com qualquer um de nós.
    Temos que ter muita sabedoria ao longo da vida, porque o cainho as vezes é cheio de obstáculos, pra uns esses obstáculos são bem destacados, pra outros esses obstáculos estão camuflados e parecem insignificantes, mas o efeito bola de neve pode ser devastador.
    E geralmente são as pedras pequenas que derrubam as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Agradeço por seu comentário. Você agregou muito valor ao meu post.

      O que fazer com a verdade quando a reconhecemos... realmente essa é grande questão. Muitas vezes os hábitos e costumes são tão fortes, que o desapego e a mudança de rumo são difíceis, embora necessários. Por isso, prestar bastante atenção no caminho é essencial.

      Um bom final de semana,


      Excluir

Postar um comentário