Ânimo!

Cuida bem de tudo em sua casa e nunca dá lugar à preguiça.

Provérbios 31:27



Muitas vezes, a preguiça, o desânimo e a vontade de deixar para depois tornam os objetivos mais distantes do que foram um dia.


Além disso, com as crescentes demandas e responsabilidades atuais, procrastinar em algo que precisa ser feito significa somar a tarefa de hoje com a de amanhã. E dessa forma, o que é importante hoje, muitas vezes torna-se urgente amanhã, pois a tarefa não foi executada quando deveria ter sido. 


Agora, imagine essa situação tendo se tornado um hábito por anos ou décadas... 


Nesse caso, com o caos instalado, até as coisas urgentes precisarão ser classificadas por ordem de prioridade – algo que não aconteceria se houvessem sido executadas no tempo certo.


 

O que isso tem a ver com ânimo? 


Objetivos claros e que estejam realmente relacionados com a essência e com os valores pessoais são mais prováveis de alimentarem a chama do ânimo e da motivação, sendo o contrário também muito real. 


Muitas vezes, nos acostumamos tanto a fazer coisas e seguir por caminhos que não nos motivam, que a coragem de tentar algo novo acaba ficando apenas no mundo dos projetos e dos sonhos. 


maquete-bonecos-pintando-e-construindo-cubo-de-rubik


Em Neemias 1:3, há o relato de que o muro de Jerusalém estava totalmente destruído, as portas da cidade queimadas e sem condições de serem reaproveitadas. 


Apesar do grande e árduo trabalho que havia pela frente, o povo animou-se a trabalhar para cumprir o objetivo e não ficou inventando mil justificativas para não fazer o que precisava ser feito. 


Foram 52 dias de muito trabalho e de ameaças de outros povos, mas eles não desistiram e alcançaram um bom resultado. 


Nem sempre é fácil ter ânimo e motivação, mas sem isso, as coisas se tornam piores e mais difíceis. 



Resgatando um pequeno projeto 


Por isso, hoje eu queria te levar a pensar em um pequeno projeto que você tenha engavetado no baú dos sonhos e objetivos não realizados. 


Algo que ainda faça sentido para você, pois muitos dos seus antigos sonhos já não fazem mais sentido algum devido a impermanência inerente à vida


Pense em algo que faça com que você se sinta bem, que te leve a sorrir enquanto pensa sobre o assunto e quem sabe até deixe seus olhos brilhando. Nesse momento, perceberá que a chama do ânimo voltará a acender dentro de você. 


E assim como o povo de Israel, você também perceberá que o ânimo para trabalhar e alcançar seus objetivos estará novamente presente em sua vida, sendo necessário apenas que você continue a alimentá-lo sempre com uma vida que faça sentido para você. 


 

Créditos das imagens: OrMaVaredo - Pixabay



Comentários

  1. Muito interessante e gostei do que li.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou do meu post. :)
      Uma boa continuação de semana à você também!

      Excluir
  2. Isso que você descreveu em seu post é o que venho passando já a algum tempo.
    Estou num emprego que embora não seja totalmente ruim, já deu o que tinha que dar, encontro-me estagnado e cansado de algumas coisas.
    Sei que uma mudança poderia trazer um novo oxigênio, porém sou servidor publico e ganho hoje um salário razoável pro local onde moro.
    Penso em emreender em algo de pequeno porte, porém como nunca empreendi fico sem saber como e por onde começar.
    Concursos públicos também são uma opção, mas são e pelo jeito serão cada vez mas concorridos, quase uma loteria.
    Enfim, talvez esteja vendo apenas o copo meio vazio, mas de fato não estou conseguindo evoluir nas minhas ideias e torná-las reais.
    Aliado a isso mei investimento na Bolsa brasileira vem tomando uma surra esse ano e estou no prejízo, esperando uma possível recuperação.
    É isso, minha situação não é pior que a de outros milhões de brasileiros, mas eu sinto que poderia ser diferente em alguma coisa. Preciso encontrar as respostas...
    Tomara que até o fim de 2021 eu evolua em pelo menos uma dessas questões.
    Reflexão válida. Tomara que você também esteja conseguino êxito nos seus desafios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Apesar da estagnação e do cansaço, considerando ser servidor público, ter a estabilidade de tal emprego, o alto nível de desemprego e por não saber ainda em que gostaria de empreender (conhecer bem o mercado, etc), talvez esse não seja o melhor momento para tomar uma decisão tão drástica.

      Sobre a Bolsa, já pensou em assinar alguma casa de research? Talvez assim seus retornos sejam melhores. Veja o que aconteceu com a Prio3 nos últimos anos.

      "É isso, minha situação não é pior que a de outros milhões de brasileiros, mas eu sinto que poderia ser diferente em alguma coisa. Preciso encontrar as respostas..."
      Sei bem como é isso...

      A gente sempre pensa que poderia ter sido diferente, que não tomamos as atitudes necessárias na hora certa.... Por isso, a oração e a leitura da Bíblia são tão necessárias.

      Que Deus te ajude a encontrar as respostas que precisa, que Ele te indique de alguma forma, qual é o melhor caminho para você.

      Boa semana,.

      Excluir
  3. Muito alentador este versículo.Obrigado por postar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário