Os pecados passam de pais para filhos?

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.


Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.


Êxodo 20:4-6


 

O que mais chama a sua atenção nesse versículo: visitar a maldade dos pais nos filhos ou a misericórdia? 


É bem provável que seja a maldade até a terceira e quarta geração, apesar da misericórdia alcançar milhares de gerações, assim como uma coisa feita de modo errado chama mais a nossa atenção do que noventa e nove feitas de modo correto. 


No Velho Testamento há uma sequência de reis que fizeram o que era mal perante o Senhor e poucos que O agradaram. 


Mesmo fazendo o que era reto perante Deus, os reis que O agradaram também sofreram as consequências de seus antecessores, pois precisaram lidar com a rebeldia do povo, destruir imagens, altares, postes-ídolos, etc. 


Isso quando conseguiam, pois, muitas vezes o povo preferia continuar com seus ídolos até que algo mais grave acontecesse. 


É bem frequente frases como: ”O povo chorava com grande choro.” (Esdras 10:1), quando percebiam a gravidade de seus atos. 


Muitas vezes, não muito tempo após o arrependimento, voltavam a cometer os mesmos pecados... Assim como ocorre hoje em dia. 


 

Atos e consequências

 

Participamos das vitórias de nossos pais, mas também pagamos por seus erros. 


Veja alguns exemplos: 


- Os filhos de pais fumantes colhem os frutos dos malefícios do cigarro desde o ventre materno. 


- Os filhos de pais que consomem muito fast-food colhem o preço dos maus hábitos alimentares herdados. E mesmo se romperem definitivamente com tais hábitos, pode ser que alguma doença silenciosamente já tenha se instalado e que o corpo demore muito tempo para retornar ao estado de homeostase. 


- Os filhos de pais procrastinadores aprendem desde cedo que esse é o ”modus operandi” que deve ser seguido. 


Ao mesmo tempo: 


- Os filhos de pais organizados, prudentes e responsáveis são fortemente influenciados por tais atitudes. 


- Uma pessoa rica que você conhece está colhendo os frutos que seus pais e avós plantaram um dia. Os filhos de pais que passaram por dificuldades também podem se dar bem na vida, mas todos nós sabemos que o caminho será bem mais árduo do que os filhos de pais abastados. 


- Os filhos de pais que possuem hábitos saudáveis de alimentação, sono e atividade física, seguirão por esse caminho até que estejam aptos a decidir se consideram essa como a melhor escolha ou não.  


Aqui, você poderia questionar: 


”Mas e aquelas pessoas que bebem, fumam ou se alimentam mal até os 90 anos e tem uma saúde muito boa?” 


Tais pessoas são exceção à regra e não devemos pautar nossa vida baseado em exceções. 



imagem-praça-com-pessoas-caminhando-com-cachorro-e-fazendo-exercício-físico



Deixe um bom legado


Se você tem filhos ou netos, qual legado está deixando para eles? 


Seja um bom exemplo em tudo o que for possível, pois palavras têm pouca força perante o grande e subestimado poder do exemplo



Créditos da imagem: sunil kargwal  - Pixabay



Comentários

  1. Olá Rosana
    Linda postagem, que possamos ser exemplos para os filhos e netos, aprendendo sempre com Cristo, que é fonte de inspiração, bjs querida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário